Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Após suspeitas de fraudes, Cespe adota novas medidas de segurança nos concursos !

10-09-03
Atualmente, os concursos são parte importante no processo de empregabilidade no país, uma vez que o número de pessoas interessadas em ingressar em uma carreira pública só aumenta ao longo dos anos. Por isso, o Cespe/UnB, no papel de uma das principais bancas organizadoras do setor, anunciou que adotará um novo plano de segurança para a aplicação de suas provas, a iniciar já no próximo dia 14 de setembro, quando ocorrerão as avaliações para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A medida tomada é a proibição de qualquer recipiente que não seja de material transparente no ambiente das avaliações, tais como garrafas, embalagens de alimentos, latinhas de refrigerante, potes, etc. O diretor da organizadora, Paulo Portela, frisou que “o candidato que for surpreendido com qualquer material não-transparente durante a prova será eliminado do concurso”, mesmo que este não esteja sendo utilizado para consulta aos exames. Garrafinhas de refrigerante e água transparentes podem ser levadas, desde que “o rótulo não impeça a visualização do que há dentro do recipiente e seja transparente”. Ainda de acordo com o diretor o edital vem trazendo as informações necessárias para que o candidato não cometa tais erros.
Como segurança, antes da aplicação das provas, os fiscais vão avisar as medidas tomadas e darão oportunidade para que os materiais, tanto os não – transparentes, como os eletrônicos, sejam guardados em envelope por eles oferecidos. Paulo Portela afirma que o envelope não é grande e dependendo do tamanho do pote não será possível guardar, por isso a instrução é para que nenhum objeto do tipo seja levado. Segundo a Assessoria de Comunicação da organizadora e o diretor, a nova medida “visa oferecer tranquilidade durante a aplicação das provas, além de coibir eventuais tentativas de fraude e a garantir cada vez mais o tratamento isonômico aos candidatos nos certames sob a responsabilidade da Instituição”.
O mesmo procedimento é tomado a respeito de celulares, a instrução é para que o aparelho não seja levado e se levado guardado no envelope dado pelos fiscais. Segundo Paulo Portela, durante os exames, se o candidato deseja ir ao banheiro, é revistado e passa por aparelho detector de metais, quando flagrado o candidato é eliminado. O órgão fez questão de frisar que já desenvolve e adapta estratégias de segurança centradas nas especificidades de cada concurso ao qual organiza, e pede atenção aos candidatos sobre os alertas que vem produzindo, seja por meio de editais e/ou matérias em seu próprio site.

Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário