Páginas

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Concursos públicos: mitos e verdades !

JC

1- Quem tem piercing ou tatuagem pode ser eliminado

Mito. Alguns cargos na área das forças armadas exigem que os candidatos não tenham marcas que os identifiquem em situação de guerra, mas em relação aos demais concursos, é garantida a igualdade de oportunidade a todos os concorrentes.

2- Quem tem nome sujo não pode prestar concurso

Mito. Não existe essa restrição para concurseiros, com exceção de cargos em bancos estatais. Saiba mais aqui.

3- Concursos públicos são muito concorridos

Verdade. Concursos como os do Ministério Público, Correios e Polícia Federal geralmente têm ampla concorrência e grande número de inscritos. Você não deve se abalar pela relação candidato/vaga, mas precisa saber que passar em concurso público exige muita dedicação e estudo.

4- Analfabeto não pode assumir cargo público

Verdade. A escolaridade mínima exigida em concursos é para candidatos alfabetizados, ou seja, com ensino fundamental incompleto. Pessoas que não foram alfabetizadas não podem tomar posse de cargo público.

5- É preciso saber cantar o Hino Nacional 

Mito. Não existe nenhuma regra que obrigue o candidato saber cantar o hino nacional. Alguns órgãos o tocam no momento de posse, mas não é requisito saber cantá-lo.

6- Parentes não podem trabalhar no mesmo local

Verdade. Com objetivo de prevenir e combater o nepotismo, parentes de até segundo grau não podem assumir cargo público no mesmo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário