Páginas

sábado, 3 de junho de 2017

Seduc/MT: definida banca do concurso para 5.748 vagas !

SEDUC
Mais um passo para a publicação do edital do concurso público autorizado pelo  governador do Mato Grosso, Pedro Taques, em 23 de março, para a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc/MT) para o preenchimento de nada menos do que 5.748 vagas, distribuídas por diversos cargos.  Acontece que foi confirmada, por meio de publicação em diário oficial, nesta terça-feira, 30 de maio, a escolha da banca organizadora do certame, que será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Com isto, a expectativa é de que o documento possa ser liberado já no decorrer das próximas semanas.

De acordo com o governador, a  realização do concurso serve para dar estabilidade e tranquilidade aos profissionais que hoje são contratados temporariamente. "Nós podemos construir escolas bonitas. Porém, sem professor não vamos mudar a educação em Mato Grosso. A educação precisa ser melhorada por meio de educadores e de todos os profissionais da área", disse, na ocasião.     

Em audiência com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), realizada no último dia 6 de fevereiro, o secretário Marco Marrafon chegou a anunciar que o edital seria lançado ainda em março, o que acabou não se concretizando.

De qualquer forma, de acordo com o secretário estadual de educação, Marco Marrafon, a nomeação dos aprovados deve ter início ainda este ano.

Do total de oportunidades, 3.324 para professor de educação básica (nível superior), 928 para técnico administrativo (médio) e 1.496 para apoio administrativo (fundamental). Os salários iniciais não foram revelados.

A jornada de trabalho dos professores será de 30 horas semanais, atendendo a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep-MT).

Atualmente, a Seduc/MT possui 40  mil servidores, sendo 22,9 mil professores, dos quais 9.231 são efetivos e 13.733 temporários. 

Vale ressaltar que a realização deste processo seletivo já consta no orçamento de 2017. O documento assegura o valor de R$ 5,9 milhões para a contratação da banca organizadora.

O Marco Marrafon informou que a abertura do concurso faz parte do programa Pró-Escolas, que abrange o desenvolvimento de ações nas áreas de ensino, estrutura e inovação, com foco na qualidade do ensino e combate à evasão escolar. 

No site do Governo do Mato Grosso, consta que o secretário Marrafon ressaltou o seguinte: “As transformações que visam à melhoria dos índices educacionais exigem a composição de um quadro fixo de docentes e consequente redução da alta rotatividade de professores contratados. A Seduc busca, desta forma, fortalecer e valorizar a formação continuada dos educadores e atender às demandas da comunidade escolar com mais eficiência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário